LABORATÓRIOS DO CIP-SAÚDE1

O Centro Integrado de Pesquisa em Saúde Única (CIP-SAÚDE1) integra nove laboratórios e o biotério setorial, todos com equipamentos multiusuários que atendem a diferentes unidades, grupos de pesquisa, programas de pós-graduação, da FURG e outras universidades. A estrutura física do CIP-SAÚDE1 abrange uma área física de 1.400 m2 localizada no Campus Saúde da FURG. Esta área compreende o 5º pavimento da unidade acadêmica 2 e o biotério setorial localizado na unidade acadêmica 1, anexa ao Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. Os laboratórios, equipamentos e áreas de apoio estão descritos a seguir:

1.LABORATÓRIO DE BIOLOGIA MOLECULAR - BIOMOL

Finalidade: o BIOMOL tem caráter multidisciplinar, sendo desenvolvidos estudos nas áreas de ciências biológicas, da saúde e biotecnologia, sendo processadas e analisadas amostras biológicas humanas e de outros animais e ambientais. Nesse espaço são realizadas atividades em diferentes linhas de pesquisa, relacionadas principalmente às áreas de microbiologia (bacteriologia, micologia e virologia), parasitologia, imunologia e genética. 

Infraestrutura: O BIOMOL apresenta quatro salas: i. Sala de Manipulação de agentes infecto-parasitários: sala destinada a manipulação de microrganismos para a extração de ácido nucleico e estocagem do material genético e para a identificação e caracterização de bactérias e fungos pelo MALDI-TOF. Sala equipada com uma câmara de fluxo laminar, uma centrífuga refrigerada Eppendorf 5804R,  1 ultra freezer -80°C e o equipamento MALDI-TOF MS System (equipamento em fase de instalação); ii. Sala DNA free: sala para preparo das reações moleculares prévias à adição de DNA: apresenta um fluxo unidirecional vertical com conjunto de micropipetas, uma DNA Workstation com conjunto de micropipetas, um vórtex, uma microcentrífuga, um freezer – 20ºC e uma geladeira duplex;  iii. Sala de amplificação: sala para técnicas de amplificação e quantificação de DNA. Apresenta 2 DNA workstations com micropipetas, 1 microcentrífuga, 1 centrífuga refrigerada de placa, 1 freezer Panasonic -80ºC, 1 freezer -20°C, 1 termociclador para PCR em tempo real StepOne Plus, 1 termociclador para PCR em tempo real  QuantStudio 6.0 (aguarda a instalação), 2 termocicladores Eppendorff com gradiente de temperatura; e iv. Sala de Eletroforese: sala para eletroforese e visualização de DNA: conta com três cubas para eletroforese horizontal, 1 Fonte de Eletroforese, 2 transluminadores, 1 captador de imagem, 1 geladeira duplex.

  1. 2. LABORATÓRIO DE CULTIVO CELULAR

Finalidade: Laboratório multidisciplinar que desenvolve atividades de pesquisa básica com ênfase nos estudos de citotoxicidade e modelos de infecção bacteriana usando linhagens celulares animais isoladas, manutenção e isolamento celular a partir de cultivos primários, avaliação do potencial imunomodulador, especialmente, no impacto da expressão de genes de resistência, virulência e/ou resposta imune frente a células infectadas com importantes patógenos bacterianos.

Infraestrutura: o laboratório de cultivo celular está equipado com um fluxo laminar, uma centrífuga refrigerada Eppendorf, com rotores para microtubos, uma estufa de CO2 e uma geladeira duplex e um microscópio invertido.

  1. 3. LABORATÓRIO DE MICOBACTÉRIAS 

Finalidade: laboratório destinado à manipulação de micobactérias e ao diagnóstico laboratorial da Tuberculose e outras micobacterioses. São realizadas pesquisas de introdução e desenvolvimento de novos métodos diagnósticos para a detecção e para o perfil de sensibilidade antimicobacterianos do Mycobacterium tuberculosis e de outras micobactérias não tuberculosas de importância clínica.

Infraestrutura: Neste laboratório estão instalados uma cabine de segurança biológica da classe II, duas autoclaves, três estufas bacteriológicas, um banho seco, uma incubadora com agitador orbital, o equipamento MGIT 320 para cultivo de micobactérias, o equipamento Cepheid GeneXpert, duas geladeiras duplex, 1 balança analítica, 1 espectrofotômetro, 1 microscópio óptico, um fluorímetro de microplacas e um computador. 

4. LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA MÉDICA  

Finalidade: estudo do resistoma bacteriano no contexto de saúde única, através do isolamento bacteriano e do genoma total a partir de amostras biológicas de origem humana, de animais silvestres e de amostras ambientais. São estudados fatores de virulência e mecanismos de resistência antimicrobiana em bacilos gram negativos (BGN), com enfoque na família Enterobacteriaceae

Infraestrutura: Este laboratório contém uma câmara de fluxo laminar, dois microscópios, sendo um iLeD, duas estufas bacteriológicas, 1 liofilizador, 2 geladeiras, 1 freezer -20°C, 1 ultrafreezer -80°C, 1 espectrofotômetro de placa, 1 espectrofotômetro de cubeta,1 sonicador, 

5. LABORATÓRIO DE MICOLOGIA

Finalidade: Neste laboratório são executados exames para diagnóstico de doenças fúngicas em humanos, animais domésticos e animais marinhos. São realizados projetos referentes a novos métodos diagnósticos de doenças fúngicas, projetos de desenvolvimento de novas alternativas terapêuticas a micoses, estudos de virulência, perfil de suscetibilidade a antifúngicos e epidemiologia molecular de fungos patogênicos Infraestrutura: Este laboratório está equipado com duas cabines de segurança biológica classe IIA, 3 estufas microbiológicas para incubação, 2 centrífugas de bancada, 1 microcentrífuga, 1 lavadora de microplacas, 1 microscópio, 2 refrigeradores, 2 freezer vertical -20°C, 1 espectrofotômetro de placa, 1 espectrofotômetro de cubeta, 1 autoclave, 1 computador para armazenamento dos dados. 

  1. 6. LABORATÓRIO DE PARASITOLOGIA CLÍNICA

Finalidade: desenvolver novos métodos de diagnóstico e a busca de alternativas para o controle das parasitoses teciduais, geohelmintoses e protozooses. Este laboratório tem duas salas distribuídas segundo as atividades executadas. Na primeira sala são produzidos antígenos  de diferentes espécies de parasitos para serem empregados em métodos imunodiagnóstico in house. Também é realizado o diagnóstico laboratorial da toxocaríase humana e toxoplasmose, além do diagnóstico de parasitos intestinais oportunistas como apoio ao Hospital Universitário da FURG. A segunda sala é utilizada para os estudos experimentais com probióticos, extratos vegetais e compostos químicos sintéticos/semissintéticos.

Infraestrutura: a primeira sala contém cabine de segurança biológica classe IIA, um leitor de placas (ELISA), uma estufa de CO2, um banho-maria, agitador magnético de placa, dois microscópios ópticos e dois refrigeradores, freezer -20°C, centrífuga refrigerada, estufa microbiológica (37°C) e uma estufa BOD (25°C). A segunda também conta com uma cabine de segurança biológica classe IIA, uma centrífuga de bancada, três microscópios, estereomicroscópio, duas estufas de secagem, uma balança analítica, um pHmetro, uma estufa de secagem com circulação de ar. 

  1. 7. LABORATÓRIO DE VIROLOGIA

Finalidade: Realizar estudos de epidemiologia molecular de infecções virais humanas, onde são desenvolvidas pesquisas principalmente com subtipos do HIV-1 e sua associação com transmissibilidade e progressão à aids, resistência antirretroviral primária e adquirida, co-morbidades associadas à aids, principalmente HPV, HCV, HSV, CMV e HPgV, transmissão materno infantil do HIV-1. Estudos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) principalmente em gestantes e em placentas. Além disso, são realizados estudos de virologia no contexto de saúde única, fazendo a detecção molecular de vírus oriundos de amostras biológicas de origem animal e de amostras ambientais.

Infraestrutura: Este laboratório está equipado com uma cabine de segurança biológica classe IIA2, 1 centrífuga de bancada, 1 microcentrífuga refrigerada, 1 microcentrífuga minispin, 1 vórtex, 2 freezer -20°C, 1 freezer horizontal -20°C, 1 geladeira, 1 balança, 1 banho-maria,  1 computador para armazenamento dos dados. 

  1. 8. LABORATÓRIO DE IMUNOLOGIA CLÍNICA

Finalidade: Laboratório destinado a compreender a relação entre patógenos e hospedeiros humanos e outros animais. São desenvolvidos estudos de imunologia clínica de amostras de sangue, plasma, soro, swabs com ênfase em imunogenética (ex. TLR e HLA) e infecções, detecção e quantificação de anticorpos, estudo de expressão de marcadores inflamatórios e busca de epitopos de microrganismos em células mononucleares de sangue periférico. 

Infraestrutura: Este laboratório está equipado com uma cabine de segurança biológica classe IIA, 1 microcentrífuga, 1 vórtex, 1 freezer -20°C, 1 geladeira, 1 Sistema de eletroforese vertical SDS-PAGE com Western Blot.

  1. 9. LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS FÁRMACOS

Finalidade: são desenvolvidas atividades de pesquisa referente a bioprospecção de compostos sintéticos e naturais, especialmente, aqueles oriundos do ecossistema costeiro e marinho, com a finalidade de identificar compostos com propriedades antimicrobianas, adjuvantes, inibidoras de mecanismos de resistência e virulência.

Infraestrutura: Este laboratório contém: cabine de segurança biológica da classe II, leitor de microplacas, espectrofotômetro de cubetas, geladeiras e 1 freezer -20oC, microscópio ótico, balanças de precisão, estufas bacteriológicas, vórtex, Soxhlet, dessecador, centrífuga, banho ultrassônico, chapas de aquecimento, pHmetro, capela de exaustão química.

BIOTÉRIO SETORIAL DA UNIDADE SAÚDE

Finalidade:  trata-se de um biotério de experimentação com roedores (camundongos e ratos) e está cadastrado junto ao Cadastro das Instituições de Uso Científico de Animais. 

Infraestrutura: O biotério é composto por sala para manutenção de camundongos, sala para manutenção de ratos, dois laboratórios para procedimentos experimentais, corredores, sala de lavagem e desinfecção de material, vestiário e depósito. Possui equipamentos para manutenção dos animais em sistema fechado com microambiente controlado com mini-isoladores e módulos de trocas. A instalação dispõe de climatização central e reguladores de fotoperíodo.